blog-img

Automação residencial pode proporcionar melhor qualidade de vida

A tecnologia tem contribuído muito para tornar o dia a dia das pessoas mais prático. Segundo estudo realizado pela Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside), o setor planejou um crescimento anual de 11,36% de 2014 a 2020. Há um vasto potencial a ser explorado no país, portanto, os arquitetos e engenheiros, hoje, estão criando projetos que atendem a essas exigências.

De acordo com a pesquisa, as pessoas estão começando a enxergar a inserção dessas praticidades como alguma coisa que vai bem mais adiante que um custo, uma vez que a nova tecnologia permite uma qualidade maior de vida e, principalmente, uma orientação na diminuição dos custos com água e luz.

Esse tipo de investimento é notado quando torna visíveis os muitos benefícios que ele proporciona, por meio da utilização das câmeras de monitoramento. Ao instalar o equipamento que permite visualizar tudo o que ocorre na residência, por meio de um celular, basta somente acionar o comando e autorizar ou impedir a entrada de pessoas.

O acompanhamento de tudo o que ocorre em sua residência é mais um dos diversos benefícios que as câmeras proporcionam, como, por exemplo, checar o que seus filhos estão fazendo, ou seja, se estão realizando algum tipo de atividade que os coloquem em situação de risco.

Conheça os benefícios da automação residencial

Os dados da pesquisa apontam que ambientes escolares também podem aderir à nova tecnologia. Hoje, já é possível ver algumas escolas equipadas com a solução, sem contar que os pais podem ter total acesso às imagens sempre que acharem necessário.

São diversos os benefícios das casas inteligentes, como, por exemplo, a solução que permite administrar todos os horários da medicação de uma pessoa que está na residência, como o local onde está guardado, para que ela possa ser lembrada sobre o horário de tomar esses remédios.

Outra vantagem da tecnologia é a possibilidade de controlar os horários dos filhos irem para a escola. Também, há a possibilidade de controlar a programação dos colchões, para idosos, sendo possível ver se eles acordaram na hora certa.

Desperdícios

Nesse caso, a solução permite programar diversos utensílios e aparelhos, como televisões, chuveiros, torneiras, janelas, portas, entre outros. Dessa forma, ao notar qualquer sinal de aparelho ligado sem estar sendo utilizado, todos eles são desligados automaticamente.

Por meio da programação de cortinas e persianas, torna melhor o proveito da luz natural, reduzindo a necessidade de energia.

Como é possível perceber, a automação conta com diversos benefícios que podem contribuir com a segurança e conforto de todos que moram na residência, além de garantir uma supervisão mais eficiente. Portanto, é importante lembrar que a inteligência humana é primordial para examinar os acontecimentos e tomar as precauções corretas para cada situação.

Link da matéria original: https://exame.abril.com.br/negocios/dino/automacao-residencial-pode-proporcionar-melhor-qualidade-de-vida/